Alguma vez você já abriu o capô do seu carro e perguntou o que estava acontecendo lá dentro?
Um motor de carro pode parecer um grande emaranhado confuso de metal, tubos efios para os leigos.
Você pode querer saber o que está acontecendo, simplesmente por curiosidade. Ou talvez você está comprando um carro novo, e você ouve coisas como "3,0 litros V-6" e "duplo comando no cabeçote" e "injeção eletrônica".
O que tudo de que isso significa?
Um motor de carro
O que tudo de que isso significa?
Neste artigo, vamos discutir a idéia básica por trás de um motor e depois entrar em detalhes sobre como todas as peças se encaixam.
Duas coisas a observar:
_ Existem diferentes tipos de motores de combustão interna. Os motores diesel são um tipo e turbinas a gasolina são outro. Cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens.
_ O funcionamento é diferente de um motor de combustão externa. Um motor a vapor de trens antigos e barcos a vapor é o melhor exemplo de um motor de combustão externa.
O combustível (carvão, madeira, óleo ou outro) é queimado fora do motor para criar o vapor, e este gera movimento dentro do motor.
A combustão interna é muito mais eficiente (gasta menos combustível por quilômetro) do que a combustão externa, além de um motor de combustão interna é muito menor do que um motor equivalente de combustão externa.
Isso explica por que não vemos carros da Ford e GM usando motores a vapor.
O combustível (carvão, madeira, óleo ou outro) é queimado fora do motor para criar o vapor, e este gera movimento dentro do motor.
A combustão interna é muito mais eficiente (gasta menos combustível por quilômetro) do que a combustão externa, além de um motor de combustão interna é muito menor do que um motor equivalente de combustão externa.
Isso explica por que não vemos carros da Ford e GM usando motores a vapor.
Combustão Interna
Você pode usar essa energia para impulsionar o que deseja. Neste caso, a energia é transformada em movimento.Se você pode criar um ciclo que permite determinar explosões como esta centenas de vezes por minuto, e se você pode aproveitar essa energia de forma útil, o que você tem é o núcleo de um motor de carro!
Quase todos os carros atualmente usam o que é chamado de ciclo de combustão de quatro tempos para converter a gasolina em movimento.
A abordagem a quatro tempos é também conhecido como ciclo Otto, em homenagem ao Nikolaus Otto, que inventou em 1867.
A abordagem a quatro tempos é também conhecido como ciclo Otto, em homenagem ao Nikolaus Otto, que inventou em 1867.
Ilustração: Iran Cartaxo
1-) O pistão começa no topo, a válvula de admissão abre e o pistão desce para deixar o motor ter um cilindro cheio de ar e gasolina.
Este é o curso de admissão. Somente uma pequena gota de gasolina precisa ser misturada ao ar para que isso funcione.
Este é o curso de admissão. Somente uma pequena gota de gasolina precisa ser misturada ao ar para que isso funcione.
2-) Em seguida, o pistão volta para comprimir a mistura ar / combustível. Compressão torna a explosão mais potente.
3-) Quando o pistão atinge o topo do seu curso, a vela emite uma faísca para inflamar a gasolina. A carga de gasolina explode no cilindro, empurrando o pistão para baixo.
4-) Uma vez que o pistão atinge a parte inferior do seu curso, a válvula de escape se abre e os gases queimados deixam o cilindro para sair pelo escapamento.
Agora o motor está pronto para o próximo ciclo, por isso é necessário a ingestão de outra carga de ar e gás.
Observe que o movimento que vem de um motor de combustão interna é rotativo.
Em um motor o movimento linear dos pistões é convertido em movimento rotativo pelo virabrequim. O movimento de rotação é bom porque pretendemos virar (girar) as rodas do carro com ele de qualquer maneira.
Fonte: http://www.wmnett.com.br/funcionamento-motor-carro.html
Observe que o movimento que vem de um motor de combustão interna é rotativo.
Em um motor o movimento linear dos pistões é convertido em movimento rotativo pelo virabrequim. O movimento de rotação é bom porque pretendemos virar (girar) as rodas do carro com ele de qualquer maneira.
Fonte: http://www.wmnett.com.br/funcionamento-motor-carro.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário